DICA CT: PRESTAÇÃO DE CONTAS

Oscar Muxfeldt Neto, Diretor Administrativo Financeiro do Futebol de Rua, deixou algumas dicas sobre prestação de contas para os alunos da rede CT.

É interessante prever no projeto uma assessoria para prestação de contas?

Oscar: A ‘atividade meio’ sempre permite que a gente coloque algumas assessorias para prestação de serviços. Por exemplo: assessoria jurídica, assessoria contábil, assessoria fiscal, entre outras. Se a OSC ainda não conta com uma boa estrutura de gestão financeira, é interessante sim prever esse serviço.

Alguma dica para quem tem dificuldade em organizar a papelada para a prestação de contas.

Oscar: Tanto na prestação de contas final, quanto na parcial, existe um RCO (relatório de cumprimento do objeto) no site da lei de incentivo, ali na parte de ‘modelos e manuais’. Esse RCO é o guia norteador das duas prestações de contas, bem similar ao plano de trabalho usado nas autorizações e execuções dos projetos. Mantendo o RCO sempre em dia, de acordo com o plano de trabalho aprovado, ajuda bastante na organização dos documentos. Sem contar que o RCO informa todos os documentos que são necessários.

Por fim, uma dica que ajude com a transparência e a clareza na prestação de contas.

Oscar: A melhor ferramenta para acompanhar bem a execução do projeto, além da planilha financeira de prestação, é o extrato do projeto.Isso dá clareza e transparência para quem está fazendo a prestação de contas.É sempre importante ter estas planilhas de prestação de contas que o Ministério disponibiliza para todas as pessoas que participam da execução do projeto.

Rolar para cima