O Brasil nas olimpíadas

“A solução não cai do céu. Mas minha força vem de lá.”
Rafaela Silva, judoca pelo Brasil.

As Olimpíadas são o maior evento esportivo do mundo, reunindo países de todos os continentes para competir em diversas modalidades. As Paralimpíadas – também realizadas a cada quatro anos – consistem em competições entre atletas com algum tipo de deficiência (temos um texto falando mais sobre esses jogos nesta 3ª edição da nossa news!).

A primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos ocorreu em Atenas, em 1896. Participaram 14 países e 241 atletas homens, pois as mulheres eram proibidas de competir. Apenas em 2012, todos os países participantes enviaram atletas mulheres. Maria Lenk foi a primeira brasileira a participar de uma Olimpíada, em 1932, sendo a inventora do estilo de natação ‘borboleta’.
O Brasil participa dos Jogos Olímpicos desde 1920, exceto em 1928, em Amsterdã, devido à crise econômica que impediu o envio de uma delegação. Até agora, o país acumula 150 medalhas olímpicas.

Nos Jogos Olímpicos de 1920, na Bélgica, o Brasil enviou uma delegação de 22 atletas. Nessa edição o país conquistou suas três primeiras medalhas, todas no tiro esportivo. Guilherme Paraense foi o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha de ouro. Afrânio da Costa ganhou a prata, e o país conquistou o bronze na disputa por equipes com Guilherme, Afrânio, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade.
Com 24 medalhas, o judô e o vôlei (11 em quadra e 13 na praia) são os esportes em que o Brasil mais se destacou. Os judocas brasileiros subiram ao pódio em todas as edições desde 1984. O vôlei é o esporte mais vitorioso, junto com a vela, ambos com oito ouros cada.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Brasil alcançou seu recorde histórico de medalhas em uma única edição, conquistando um total de 21. Sete foram de ouro, igualando a conquista de 2016, no Rio de Janeiro.

O Brasil competirá nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em Paris, que acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto de 2024.

Fontes de pesquisa:
https://olympics.com/
https://brasilescola.uol.com.br/

Rolar para cima