VAMOS REFLETIR?
VOLUNTARIADO TAMBÉM É TRABALHO!
Como ocorre no Brasil desde 1925, o mês de maio começou com um feriado histórico de grande importância: o Dia do Trabalho. A data celebrada internacionalmente é uma homenagem à luta histórica dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Existe, no entanto, uma modalidade de trabalho que ainda hoje não é devidamente reconhecida e é cercada de estigmas: o trabalho voluntário.
Pense na diferença que os voluntários fazem em hospitais, abrigos e asilos. Reflita sobre a importância que um voluntário pode ter no serviço de prevenção ao suicídio, dando apoio emocional a quem precisa ser ouvido. Seja qual for o tipo de voluntariado, todos eles apresentam um ponto em comum: o tempo. Os voluntários doam um determinado tempo de suas vidas para beneficiar outras pessoas – e o tempo é o mais valioso dos recursos.
Uma das organizações à frente da CT é o Futebol de rua, cuja história (desde o princípio) está ligada ao voluntariado.
Muitas das Organizações da Sociedade Civil inscritas na rede CT também nasceram “a partir do zero”, unicamente pela vontade dos voluntários. A rede CT, aliás, também tem o propósito de contribuir para que as OSCs consigam unir a ‘boa vontade’ dos voluntários com a profissionalização de suas entidades. Afinal, a Lei de Incentivo ao Esporte disponibiliza recursos para que as organizações não necessitem depender apenas do voluntariado e possam ser melhores desenvolvidas em seus projetos.